About Me

Reportagem: 10º Aniversário W.A.K.O. - W.A.K.O., Primal Attack @ República da Música, Alvalade - 15-06-2013


Este mês de Junho tem sido um mês importante quando se fala de música pesada e do espaço República da Música. Num mês, três noites de peso: O concerto de aniversário de Attick Demons no dia 1; o concerto de aniversário dos WAKO no dia 15, e no vindouro dia 30, o regresso dos ícones do hardcore Terror a Portugal. É de dia 15 que iremos falar. Como dito em cima, o propósito desta noite estava na comemoração dos 10 anos de existência dos WAKO.


A abertura coube aos Primal Attack, banda nascida no passado ano de 2012, formada por Miguel Tereso e por Pica (Seven Stitches), e que desde aí, são imparáveis. Esta teoria comprovou-se do início ao fim do concerto demolidor que deram, mostrando o groove metal que praticam e que nunca deu sinais de paragem. Foram minutos bem passados, quase sem respiração pelo meio. O moshpit agradeceu, e o público também.





Depois dos Primal Attack terem iniciado as hostilidades, coube aos WAKO continuar o bom ambiente que se vivia desde o primeiro minuto de música tocada. “Shape of Perfection”, música que abre o mais recente álbum “The Road Of Awareness”, serviu também para começar a performance da banda de Almeirim. 
Desde aí que se percebeu que a noite ia ser bem animada. E assim foi.  “My Misery”, a semi-balada, deu um descanso ao pit, mas não às vozes, que cantavam o refrão a pulmões cheios. E não foi só “My Misery”. Pegue-se em “Drifting Beyond Reality”, que teve a presença de Tiago Mesquita a assumir uma das guitarras enquanto convidado, onde Nuno Rodrigues dava o microfone a quem quisesse entoar o refrão.  Menos cantada, mas igualmente festejada, foi “Dissonant Dark Dance”, uma música bem mais acelerada, onde o corpo falava mais alto do que as cordas vocais. Relativamente a convidados especiais, não foi só Tiago Mesquita que pegou num instrumento para tocar uma música. Em “Extispicium”, o bem conhecido produtor e teclista dos Anathema Daniel Cardoso pegou nas baquetas e tocou a bateria de forma irrepreensível. “Unknown Life Form” fechou este marcante concerto. E depois da música, houve o sorteio de uma guitarra Dean, além dos parabéns cantados várias vezes ao longo da noite, indo as bandas com certeza de barriga cheia para casa, bem como os espectadores. Venham mais dez anos. E mais dez!



Texto por Diogo Marques
Fotografias por Carlos Ramalhete
Agradecimentos: W.A.K.O.