About Me

The Moth Gatherer - "A Bright Celestial Light" Review


Estreia dos suecos The Moth Gatherer, que pelos primeiros dois minutos de música da primeira faixa deste "A Bright Celestial Light", a "The Water That We All Come To Need" revelam que uma das influências serão definitivamente os Neurosis, mas conforme a faixa progride, descobre-se muito mais, muito mais do que aquilo que esta comparação pode ilustrar.

Composto por um duo, os The Moth Gatherer são descritos como experimentais e progressivos no press release, há que ser honesto e dizer que essa caracterização é bem preguiçosa e não corresponde ao que se ouve. Não há aqui nada de forçosamente experimental embora existam algumas soluções pouco usais, como os tiques pós rock na já mencionada "The Water That We All Come To Need" ou as vozes limpas no início da "Intervention" que nos evocam outras paragens sónicas.

No fundo são cinco músicas que estão bem mais próximas do pós-rock do que propriamente do progressivo ou experimental, sempre com uma certa agressividade do sludge e o peso do Doom. É esta mistura que faz com que "A Bright Celestial Light" soe tão refrescante, mesmo que no fundo não apresente nada de novo, apenas algo de incomum. Sensibilidade e peso são sempre duas misturas que quando não são bem doseadas, podem soar forçadas, coisa que não acontece de todo aqui. Uma banda para ter em conta e uma grande aposta por parte da Agonia Records.
 
Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira