About Me

A2aThoT - "Trust Your Ear" Review


Com o nome destes, os mais desconfiados ficam logo com umm pé atrás. Se tiverem a oportunidade de ler o press release por parte da Pure Steel Publishing que está a promover este "Trust Your Ear", o segundo álbum do projecto, mais de pé atrás ficariam. Passo a citar "Partindo de um doom metal muito psicadélico e experimental, inspirado por bandas de diferentes géneros (Anathema, Sunn O))), Pink Floyd, Black Sabbath, Radiohead, Jane's Addiction, SOAD, Neurosis, Isis, etc), A2aThoT, mistura todos os tipos de música com uma estranha combinação de metal com sons drone, ambient, eletrónicos e psicadélicos."

Os mais experientes já sabem que quando o produto é promovido com este tipo de conversa, que o tiro é completamente ao lado e é um pouco o que acontece aqui. Não há nada que faça sugerir as bandas mencionadas, mas isso também não faz necessariamente que este trabalho seja um mau álbum. É estranho, de qualquer forma, chamar álbum a três músicas que no total não atingem vinte e cinco minutos. As três músicas apresentam uma espécie de doom evocativo e quase hipnótico (quase...) em que as melodias são usadas como mantra e é esse o grande trunfo do álbum. No entanto, ele também não é totalmente eficaz.

A produção caseira ou pelo menos o feeling de produção caseira também é difícil de sacudir e chega a pôr-se no caminho quando se tenta apreciar melhor o som. E como conclusão, pode dizer-se que, depois de tanta conversa, quando chega à hora da verdade, o que se verifica é que a montanha pariu um rato. Interessante mas manifestamente pouco para tanto entusiasmo no press release. Vender isto como um álbum deveria ser considerado crime.
 
Nota: 5/10

Review por Fernando Ferreira