About Me

De Profvndis Clamati - "In Between Passionate Minnuendos - Special Edition" Review


Funeral Doom não é uma temática habitualmente associada ao Brasil, mesmo quando se fala de Metal, nomes como Sepultura, Ratos de Porão, Angra ou Krisiun e os géneros a eles associados vêm muito mais facilmente à cabeça do que uma banda de funeral doom. Os De Profvndis Clamati são de Curitiba e perfazem a sonoridade que se tem vindo aqui a falar com um forte ambiente gótico.

A abertura deste EP: “Undying Orchestral Suite” é uma peça que, como o nome indica, plenamente orquestral e verdadeiramente bela; e a beleza efémera e definhante que o trio de Curitiba apresenta nos primeiros 6 minutos do disco mantêm-se pelo peso arrastado de “Love May Sink By Slow Decay” que termina num momento etéreo muito bem conseguido.

A edição especial deste EP dá-lhe mais duas faixas e 43 minutos de duração, aproximando-o mais de um álbum de estreia, não apenas pelo tempo, mas também pela diversidade e qualidade da totalidade dos temas. “Quietive Of All Covet” mostra-nos um doom sinfónico épico que, convenientemente, “morre” no peso esmagador e desolado de “To Appease The Whirl Of Passions”, o qual, a partir dos 10 minutos e meio toma uma abordagem surpreendentemente rápida com blastbeats e tremolos aliados a uma voz sussurrada que desemboca no mesmo peso megalítico e aura fúnebre com que o longo tema havia começado.

Profundo, envolvente e rico em boa composição, os De Profvndis Clamati mostram aos fiéis apreciadores de funeral doom que são uma banda a ter em conta, muito especialmente este ano em que o grupo anunciou oficialmente o lançamento de um websingle para os finais de Agosto e o seu primeiro longa-duração para não muito depois.

Nota: 7.8/10

Review por Tiago Neves