About Me

Purify The Horror - "Untitled" Review


Birmingham é casa de bandas cujo cunho no seio do Metal deixou e ainda deixa marcas profundas em todos os que acompanham o movimento musical mais extremo. Com um legado desta dimensão, faz todo o sentido que hajam novas ideias a emergir deste meio urbano, com muita vontade de escavacar os ouvidos à malta. 

Neste sentido, passo a apresentar os Purify The Horror, exemplo vivo da intenção anteriormente revelada, que presenteiam-nos o seu EP de estreia intitulado “Untitled”. Com uma estética visual suína (visto na foto promocional usarem máscaras de porco), chacinam-nos durante 17 minutos com 12 temas efervescentes de um imberbe “mix” de punk, powerviolence, black metal e grindcore. Creio que esta será a forma mais justa de os caracterizar sonoramente.

Demonstrando alguma irreverência e sentido de humor negro, diga-se de passagem, nem sempre conseguem cativar em termos musicais. As musicas têm energia, é um facto, mas faltam-lhes consistência. A atitude mais “avacalhada” da banda remete-a para uma espiral musical pouco séria e inconsequente. Não basta berrar, ter blastbeat (que até tem pouco) ou, mesmo, ter intros mordazes para o rótulo do grindcore ser um indicador de qualidade. Além do mais, esta fusão de estilos nem sempre dá bom resultado, identifica-se algo de Cripple Bastards ao mesmo tempo que se encontram partes à lá Anaal Nathrakh. Os nomes podem suscitar-nos boas referências, numa primeira abordagem, mas posteriormente não se assiste ao desenvolvimento deste conteúdo para níveis mais interessantes.

Para todos os curiosos informa-se que este EP encontra-se disponível para download gratuito no seguinte sítio: dissectedrecords.bandcamp.com.

Nota: 5/10

Review por Pedro Pedra