About Me

Bombus - "The Poet and the Parrot" Review


Para os mais despercebidos do que de novo vai surgindo na música mais pesada, os Bombus são um jovem quarteto sueco, com uma paixão bastante vincada pelo heavy metal e pelo rock mais sujo como é passível de comprovar pela sua sonoridade. Três anos passados desde o álbum de estreia, o colectivo sueco traz o seu segundo registo de originais, intitulado " The Poet and the Parrot".

Com o sugestivo título, "Enter The Night", estes rapazes mostram que não estão para brincadeiras e acabam por nos deixar bem embalados nos seus riffs "emporcalhados" e atmosfera viciante. Segue-se a faixa-título, a mais longa do álbum e que serve para indicar que a banda se encontra com um certo à vontade no que toca à sua composição, sendo ela um pouco ambivalente, pois ora sentimos uma vibe meio oldschool com influências vincadas de Motorhead, Entombed e Melvins, ora a banda demonstra um toque mais moderno nas suas ideias, sabendo transmitir várias passagens sonoras, como é possível de constatar neste tema e no restante álbum. No tema "Liars", o ritmo abranda, mas não a intensidade, sendo que a banda aqui mostra um flirt com uma sonoridade mais próxima do sludge, não destoando do leque de nuances que o som dos Bombus proporciona aos ouvintes. "Into the Fire" fecha o ciclo deste álbum com chave de ouro pois este tema atinge mesmo o clímax de "The Poet and the Parrot" com uma atmosfera asfixiante e libertadora, ao mesmo tempo que só mostra a capacidade do que esta banda conseguirá alcançar no seu futuro.

No geral, o álbum tem uma fluidez e coesão bastante sólidas, com cada tema bem colocado, parecendo que estamos a ouvir uma única faixa onde os pontos fortes são a energia e vitalidade dos riffs e a ambiência que o colectivo consegue transmitir.

Nota: 8.5/10

Review por Ruben Mineiro