About Me

Scarlet Youth - "The Everchanging View" Review


Embora ainda algo modesta em termos de expressão, a Inverse Records têm vindo a lançar para o mercado propostas bastante interessantes, como foram os casos este ano dos Teardown ou do grunge dos Red Eleven. Seguem-se agora os Scarlet Youth, que tal como a banda de "Idiot Factory", também apostam numa sonoridade bastante familiar.

Descritos como um híbrido entre indie e shoegaze, a verdade é que muitas são as referências que nos assaltam a cabeça desde que começamos a ouvir os primeiros minutos de "You and Me", a faixa introdutória deste "The Everchanging View", o segundo de longa duração da carreira destes finlandeses. Desde a melancolia dos Slowdive até aquele feel quase hipnótico de uns Cocteau Twins, este é um disco que sugere ao ouvinte uma experiência dreamy, através da vasta utilização de sintentizadores que se desenvolvem num conjunto de paisagens sonoras, que têm tanto de etéreas como de melódicas, apoiadas por uma frágil e introspectiva voz masculina.

Embora bastante agradável ao ouvido, "The Everchanging View" não será no entanto outro caso de sucesso da editora finlandesa, e as comparações com os criadores de "Souvlaki" ou "Treasure" cingem-se e só à componente estética. Acima de tudo falha por ser demasiado previsível, e pouco ou nada desafiante. Se "The Everchanging View" fosse um sonho, seria um daqueles nefastos, que nos fazem acordar bem-dispostos, mas que passados 10 minutos se diluem no turbilhão de pensamentos que é a mente humana.   

Por vezes é preciso bem mais do que a capacidade de criar belas e delicadas melodias para conseguir um bom disco de dreamy pop, pese embora tal apetência seja absolutamente vital. Mas é o resto que faz com que um álbum seja bem mais do que musica ambiente, e nos obrigue a mergulhar oniricamente nas suas composições, e para já isso é algo que aparentemente só em sonhos estará ao alcance dos Scarlet Youth.

Nota: 6/10

Review por António Salazar Antunes