About Me

Avernum Whispers - "Beyond The River Of Laments" Review


O termo “épico” é, por definição, algo que sugere imponência e majestade. Por outro lado, é um termo que foi rotulado ao disco de estreia de Avernum Whispers, a one man band do italiano Fabio War L., membro da banda de death metal The Ancient War e dono da Warhell Records (que por acaso se pronuncia da mesma forma que o seu pseudónimo) que editou este primeiro lançamento do projecto individual do seu director e fundador. Mas vamos à obra em si.

Avernum Whispers é liricamente centrado na mitologia clássica, mais concretamente na obscura parte relacionada com o submundo dos Mortos, e o álbum é bastante competente ao deixar transparecer a atmosfera sombria que seria de esperar vinda deste conceito. A produção quase caseira dá aquele toque de crueza e honestidade que assenta muito bem nas guitarras, as quais, na grande maioria dos temas, conseguem ser bastante cativantes com os breves solos e um ou outro riff melódico, mas o volume demasiado elevado da voz em relação aos restantes instrumentos devia ter sido tomado em conta durante a produção do álbum, especialmente em momentos em que os guturais profundos e rasgados são sobrepostos por um estilo de canto mais declamatório que, às vezes, chega a fazer lembrar um Alan Averill de Primordial, mas atenção que eu disse que faz apenas lembrar, não que se compare sequer ao frontman de Primordial, Blood Revolt e de Twilight Of The Gods.

Os temas instrumentais também não são grande coisa. Apesar de curtos, limitam-se a repetir a mesma sequência com que começaram, sem ou com quase nenhumas adições que possam despertar o interesse do ouvinte, mas as restantes composições até têm carácter e dão força ao álbum com faixas como “Prometheus”, o tema-título e “Sad Wife Of The Horned God”, mas mostram igualmente que uma produção mais cuidada ajudaria a música a cumprir com a intenção que conseguimos perceber enquanto se ouve “Beyond The River Of Laments”.

No geral até é um disco bom para uma estreia. Roça o épico, mas é envolvente e flui muito bem até ao final. Só é pena não conseguir o impacto que tenta ter.

Nota: 6.7/10

Review por Tiago Neves