About Me

Grabnebelfürsten - "Pro-Depressiva" Review


Os Grabnebelfürsten têm um nome dos diabos mas além disso são uma banda de black metal alemã bastante invulgar, quer em termos de imagem, quer em termos sonoros. Um black metal muito pouco ortodoxo. Este "Pro-Depressiva" é o quarto e aparentemente último álbum de originais, depois de oito anos de ausência. O principal elemento que se pode encontrar aqui é mesmo a melancolia, não havendo no entanto o mesmo desespero que se pode encontrar nos anos clássicos dos Bethlehem (ali por volta do "SUIZID").

Tendo um pé no que se entende como som clássico black metal, não tanto no que diz respeito à voz, e noutoro no avangard, faz com que as longas faixas "Die Rückkeher" (bom solo de guitarra nesta faixa, a melhor do álbum, definitivamente), "Fazit Einer Ehe" e "Mantelmann" tenham de tudo um pouco, os elementos tradicionais, cheios de tremolo picking, e das melodias algo estranhas mas que acabam por fazer sentido.

Estas três faixas e a faixa título que encerra o álbum acabam por saber a pouco, já que além dessas duas tem se apenas duas músicas instrumentais que não acrescentam grande coisa ("Einsicht Vs. Erkenntnis" e Morgengrauen) embora realmente sirvam para criar um ambiente, mas não podem ser consideradas como músicas ao nível das outras quatro. É uma despedida digna da carreira dos Grabnebelfürsten mas que após oito anos de espera, não deixa de saber a pouco.
 
Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira