About Me

Nekrogoblikon - "Power" Review


A melhor forma de definir o som dos Nekrogoblikon é pensarmos no que aconteceria se os Finntroll e os Illnath tivessem um bebé gnomo. Arrojado? Sim, mas o resultado seria provavelmente algo muito parecido a estes californianos. Os Nekrogoblikon são um projecto com pergaminhos reconhecidos na cena folk mundial, depois dos lançamentos de “Goblin Island” (2006) e “Stench” (2011), este EP eleva a fasquia para outra dimensão...

O que temos em “Power” são cinco temas híper orelhudos, com menos referências a gnomos que os dois álbuns anteriores, mas com as mesmas influências melódico sinfónicas e o humor bem afiado que é um dos cartões-de-visita da banda. As novidades são os vocais limpos que “picam o ponto” em todas as faixas, algo que resulta bastante bem e demonstra alguma versatilidade do sexteto americano. A maior utilização de instrumentos não conotados ao heavy metal, como o xilofone que abre “Nothing But Crickets”, é também uma lufada de ar fresco no som dos Nekrogoblikon e acaba por ser um upgrade nas canções que compõem este “Power”. Para além disso, todas as faixas do álbum funcionam como um elemento da própria banda, desde “Powercore”, que entoa sons catchy por tudo o que é lado, até “Giraffe” onde se vocifera a morte de uma girafa para fins alimentícios. Hilariante!

Este álbum é definitivamente uma boa nova no universo do metal e um passo em frente na discografia dos Nekrogoblikon. O próximo lançamento figura-se importante para a afirmação dos “gnomos” como um valor seguro na sonoridade mais folk, mas a julgar pela qualidade evidenciada neste EP, fica a ideia que o próximo será ainda mais bombástico. As girafas que se cuidem…

Nota: 9.1/10

Review por Pedro Bento