About Me

Nomad Son - "First Light/Pilgrimages Of Doom" Review


Doom metal com fortes raízes no heavy metal tradicional (a lembrar um pouco os Candlemass, exceptuando pela inclusão teclados que dão um sabor vintage muito bem vindo) que tem a particularidade de ter origem em Malta. Este não se trata de um novo álbum de originais e sim uma reedição do primeiro álbum (com edição há muito esgotada) que tem como bónus uma colecção de concertos dos quais não tivemos acesso. O lançamento é um DVD Plus - aúdio de um lado, DVD do outro - onde a parte vídeo tem várias actuações captadas entre 2009 e 2011 em mais de duas horas de duração.

Sendo assim só resta o primeiro álbum "First Light", que para muitos poderá surgir como uma surpresa, dada a qualidade do mesmo e o facto desta banda ser praticamente desconhecida. Espera-se que realmente esta reedição possa capturar mais alguns interessados em doom metal da velha guarda (embora, mais uma vez se tenha de referir, com recurso aos teclados) e com uma sonoridade bem clássica e bem conseguida, evocando em momentos tanto os já referidos Candlemass, como os próprios pais do género (heavy no geral e doom em particular) Black Sabbath.

Com uma fluidez impressionante, este primeiro álbum dos malteses Nomad Son é um trabalho que deve ser ouvido por todos os amantes do género, mesmo que tenham algumas características que os afastem das regras do género - a questão dos teclados e as letras próximas do cristianismo poderão soar estranhas aos mais puritanos, embora o som tenha realmente uma qualidade suficiente para até pareça ridículo mencionar tais características. A descobrir urgentemente.
 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira