About Me

Saint Vitus - "C.O.D." Review



Reedição de outro álbum clássico dos Saint Vitus por parte da Season Of Mist, desta feita o controverso  "C.O.D." mais conhecido como "Children Of Doom". Controverso por contar com os préstimos de Christian "Chritus" Linderson, mais conhecido pela sua associação com os Count Raven, banda de doom sueca. Na verdade, em termos estílisticos não se pode dizer que o que se tem aqui é muito diferente do que a banda fez anteriormente ou até mesmo que a prestação de Linderson é radicamente antagónica com as de Wino ou Reagers (primeiro vocalista que voltaria no álbum seguinte), mas há realmente uma semelhança entre o ambiente de "C.O.D." e aquele que é próprio de um qualquer álbum dos Count Raven.

O que é certo é que esta semelhança entre os dois grupos gerou uma controvérsia com os fãs hardcore a apelidarem a banda de se ter vendido. O que à partida é um pouco parvo, já que os Count Raven não eram o que se podia chamar de um prodígio de vendas e mesmo que fosse, estilisticamente, ambas tocam doom, por isso acaba por ser um pouco injustiça à partida. Isso não significa que "C.O.D." que este álbum seja perfeito porque não o é. É experimental, toma alguns riscos e acaba por custar mais a entrar, um preço normal a pagar quando se vai por esse caminho.

Apesar da injustiça quanto aos argumentos do descontentamento, não é totalmente descabido já que o álbum realmente não é tão imediato como aquilo que se entende como ser o som clássico dos Saint Vitus, mas isso não impede que seja uma obra acima da média e que suportou bem o teste do tempo, agora que já passaram vinte e dois anos desde que foi lançado. Esta reedição conta ainda com duas faixas bónus, que são as disponíveis na demo do mesmo ano, com os temas "To Breed A Soldier" e "Chameleon". Um reedição em cd e em vinil que vale a pena conferir para todos os fãs de doom.
 
Nota: 8/10
 
Review por Fernando Ferreira