About Me

Avulsed - "Ritual Zombi" Review


Não por muitas vezes, temos um exemplo tão claro do que é uma banda sem papas na atitude e na música que faz. Afinal de contas, para este caso, já lá vão 22 anos de carreira com muitos desafios conquistados. Os Avulsed fazem parte da primeira geração de bandas Death Metal espanholas e continuam a demonstrar porque é que devem ser ouvidos. Basicamente, este novo ábum, “Ritual Zombi”, o seu sexto de originais, é mais uma certeza na vasta qualidade discográfica que o grupo apresenta até à data.

Mas o que faz de “Ritual Zombi” um trabalho especial? Em primeiro lugar, devo dizer que tudo começa na própria sonoridade dos Avulsed , na qual incluem-se as linhas de composição muito bem definidas entre o Death Metal Americano tradicional e o Escandinavo. A força dos riffs pesados é sempre acompanhada por melodias cortantes, os refrões cravam-se nos ouvidos ao longo das músicas, violando-nos os sentidos, a prestação vocal é lúgubre e cadavérica, sendo toda esta marcha devidamente bem conduzida por uma percussão esmagadora e competente.

O mais difícil é mesmo salientar as melhores músicas do álbum. Na realidade, este registo apresenta uma coesão muito forte e um alinhamento muito fluído, ao longo dos 13 temas apresentados. Ainda assim, destacamos “Dead Flesh Awakened” (que serve de tema para o vídeo oficial deste lançamento), “ Horrified by Repulsion”, “Zompiro”, “ Brainsuck”, “Cannivegan Corpse”, entre outras. Além dos originais, ainda há espaço para a devida homenagem aos Death com o tema “Zombie Ritual”, aliás as semelhanças entre o nome da obra actual e este último não serão uma mera coincidência, por certo, deixando antever, como tal,  todo um imaginário de idolatração que os Avulsed  têm pela banda liderada pelo mítico Chuck Schuldiner.

“Ritual Zombi” traz-nos uns Avulsed  na sua máxima forma, com uma vitalidade invejável e a explorar o que de melhor sabem fazer, o Death Metal puro, não adulterado pelas novas tendências. Resumindo, ainda bem que existem bandas como os Avulsed, que sabem o que fazer para manter o metal da morte bem vivo!

Nota: 8.8/10

Review por Pedro Pedra