About Me

Deafheaven - "Sunbather" Review


Há discos de qualidade, discos que superam as expectativas, discos que não merecem a publicidade que existe à sua volta, discos maus, discos soberbos e discos que simplesmente entram, arrebatam os nossos sentidos e fazem-nos contemplar o quão incrível o material ali contido pode ser. Este 2º álbum desta banda norte-americana de pós black metal é um dos raros casos que se enquadram no último tipo de disco que acabei de descrever.

À primeira vista é um tanto enganador: o nome do álbum, a capa cor-de-rosa (que, criativamente, pretende representar a cor das pálpebras quando se está deitado a apanhar sol), dá que pensar em qualquer coisa de rock alternativo, se bem que há uma forte vibe pós-rock adicionada ao black metal dos Deafheaven; mas, mal a grande malha que é “Dream House” abre o disco, percebemos que os Deafheaven nos têm na mão e não fazem intenção de largar até ao final.

Para se ter uma ideia, a banda de São Francisco pratica uma sonoridade familiar à dos seus conterrâneos Bosse-de-Nage ou Wolves In The Throne Room e mantém, em toda a extensão de “Sunbather” uma melancolia que se vai aprofundando à medida que o ouvinte vai mergulhando nesta obra, sendo sempre bem explorada, seja em faixas instrumentais enganadoramente simples como “Irresistible” ou em “Please Remember”, como nas faixas mais longas e densas como é o caso do tema-título, que se apresenta como tendo a sua primeira metade em mid-tempo, em contraste com o resto da faixa e, praticamente, do disco; ou no verdadeiro pico de intensidade que é “Vertigo”: começando com guitarra acústica que se vai desenvolvendo para um riff mais pesado que recebe um prazenteiro solo que se transforma num tema explosivo com um final carregado de emotividade.

Um fantástico composto de excelência musical e sentimento é o que se pode dizer em poucas palavras deste “Sunbather”. Sem dúvida, um dos grandes álbuns deste ano.

Nota: 9.4/10

Review por Tiago Neves