About Me

Mortal Decay - "The Blueprint For Blood Spatter" Review


Parecendo que não, os Mortal Decay são veteranos, tendo a sua carreira sido iniciada em 1991, tendo no entanto lançado apenas o álbum de estreia em 1997 e depois disso lançado mais dois álbuns, o segundo em 2002 e o terceiro em 2005, com a qualidade já nítidamente a cair de lançamento para lançamento. Passados oito anos, eis o quarto álbum, que não deve ser tão aguardado quanto isso. E não será este álbum que vai mudar o quer que seja. Da produção, à composição, finalizando na abordagem do death metal, não há aqui nada que se saliente perante as milhares de bandas de death metal que lançaram álbuns entre 2005 e 2003.

Soa tudo muito datado, muito genérico, muito déjà Vú, o tipo de lançamento ideal para o mercado underground, mas nada que vá chegar ou sequer mereça chegar à primeira divisão. Poderá agradar a um restrito grupo de aficionados de death metal mas verdade seja dita, coloque-se este álbum, coloque-se qualquer outro álbum lançado pela Comatose Music (editora responsável pelo lançamento de "The Blueprint For Blood Spatter") e o resultado é o mesmo. Só pode ser. O único requisito para conseguir-se apreciar estes trinta e dois minutos de música é não ter qualquer exigência em relação a originalidade e criatividade.

Com soluções e arranjos que já eram velhos em 1997 - aqueles leads com efeito pitch-shifter são uma coisa bem irritante - todo o álbum revela-se uma tortura de apreciar sem soltar bocejos. Se a vida do ouvinte depende-se de não abrir a boca para colocar mais oxigénio no sangue, ele estaria morto antes de chegar à quarta música. E o mais irritante é que não se pode dizer que a música seja má ou que esteja mal executada. Apenas é um saco que já levou demasiados murros e não aguenta mais. Para apreciadores fanáticos do death metal de orientação gore. Todos os outros... fujam!

 
Nota: 4.5/10
 
Review por Fernando Ferreira