About Me

Noumena - "Death Walks With Me" Review



Death metal melódico da Finlândia que por acaso nem parece finlandês apesar de ter uma costela gótica - muito graças à presença de Suvi Uura cuja participação acenta perfeitamente aqui. "Handful Of Dust" faz-nos recuar até um tempo passado, em que realmente haviam propostas de death metal melódico com qualidade e esta primeira faixa parece que junta In Flames, Dark Tranquility e Sentenced, tudo numa só. Uma grande malha que surpreende que não os conhece de lado nenhum. Tendo em conta que este é o seu quarto álbum, não deixa de ser um crime a banda passar tanto ao lado do seu público, mas verdade seja dita, com o álbum anterior a datar de 2006, é natural que a banda tenha ficado um pouco esquecida. Agora com a adição de Suvi, talvez as coisas mudem.

Não se pense no entanto que a banda adocicou o seu som pela presença de uma vocalista feminina, que por acaso (só por acaso) também solta uns guturais de vez em quando. Continua-se a ter grandes momentos de death metal melódico como "Play Dead" (que riff viciante, meu Zeus...) ou mesmo o tema título que dá vontade de fazer headbang até o pescoço estalar, mesmo tendo um momento mais introspectivo pelo meio. Nos momentos mais melódicos, como "Sleep", "Nothing" ou a  "Sundown", a coisa não morre. Antes pelo contrário. Não se trata de uma banda que tenta ir a dois sítios sem conseguir ir a lado nenhum. Tudo a que se propõem atingir é atingido.

O que leva novamente a uma questão... como é que esta banda não é mais conhecida? Será possível que música assim tão boa passe despercebida das pessoas interessadas, ou será que as pessoas interessadas simplesmente não se esforçam o suficiente para encontrar música assim tão boa? Não interessa realmente, porque para quem chega até à banda agora, "Death Walks With Me" é uma óptima desculpa para procurar tudo o que foi feito pelos Noumena. Um álbum assim tão bom obriga a isso.

 
Nota: 8.8/10

Review por Fernando Ferreira