About Me

Sick Faith - "Blinded Nation" Review


Como é que existam capas de álbuns tão más como esta? É do tipo de coisa que não chama a atenção de ninguém ou melhor se chama é pela negativa porque o primeiro instinto é de fugir - por muito que se perceba o simbolismo da mesma: uma fotomontagem de cinco pessoas de joelhos, com camisas de forças e no fundo um desenho manhoso de guerra e destruição. Mais underground do que isto não pode haver, no entanto, perante a qualidade sonora do que o colectivo colombiano apresenta, a capa do seu álbum de estreia não lhe faz justiça.

Donos de uma raiva genuína e muito própria das bandas da América latina, este "Blinded Nation" é uma pedrada thrash no charco da cena colombiana, assumindo-se com papel de destaque para uma banda que tem pouco mais de seis anos. Talvez existam aqui muitos detalhes que denunciem os Sick Faith como uma banda a precisar de um pouco de maturidade mas a intensidade das suas letras ("Tyrannical Governament  Model" tem como refrão "Democracy no more" pondo a nu todas as fragilidades do modelo de democracia actual), a potência dos seus riffs cortantes e solos ainda mais acutilantes fazem com que essas pequenas coisas sejam vistas apenas como isso: pequenas coisas.

A fazer lembrar um pouco o thrash metal clássico dos Death Angel (na sua primeira encarnação) ou de outras bandas tipicamente americanas, não há descanso para o pescoço durante estes trinta e nove minutos, com uma produção de top a convidar a que seja ouvido com o volume no máximo, vezes sem conta. Um disco viciante que se ouve bem a qualquer altura. Não se pode dizer que tenha muitos ganchos que agarrem o ouvinte mas os que têm não são desperdiçados. Thrash metal de qualidade e uma banda que tem potencial para ser uma das grandes exportações da Colombia para o resto do mundo.


Nota: 8.5/10


Review por Fernando Ferreira