About Me

Svadilfare - "Makt Til Uskyld" Review


One man band de Bergen, Noruega que se foca no black metal agreste e com tendências mais contemplativas não chegando a encaixar na categoria do black metal depressivo. "Makt Til Uskyld" é já o segundo álbum um ano depois de terem inaugurado a sua discografia com "Den Som Herjer". Uma das critícas mais comuns de serem apontadas a one man band que tocam black metal é o som da bateria, normalmente programada, mas aqui não existe esse problema. O som de bateria tem um som bem orgânico e as guitarras são fuzzy o suficiente para dar aquela ambiência crua, lo-fi, que já fazem parte do estilo.

É um trabalho que dificilmente sairá do reduto underground onde está inserido mas tal não será algo preocupante para o artista, no entanto poderá haver aqui alguma divisão perante o público alvo que pretende atingir. Se existem temas mais directos como "Flertall I Blinde" ou "Naiv", depois também existem temas como "Fossefall" e o tema título, mais melancólicos e porque não dizer, melódicos que acabam por dar uma dinâmica diferente ao trabalho como um todo. As músicas têm uma duração média de quatro minutos, o que é mais uma questão que distancia Svadilfare do tipíco som depressivo, com temas com uma duração elevada.

É um álbum que por ser curto e devido às diferentes dinâmicas que usa, acaba por fluir bem, fugindo à armadilha onde muitos antes de si caíram, mantendo o álbum consiso e forte e sobretudo, interessante. A produção crua, mas adequada ajuda bastante a que esse objectivo seja atingido. Ildsint, o homem por trás do projecto, está de parabéns por ter um álbum interessanto do início ao fim, que todas as hordes de black metal deverão mergulhar sem medos. Bom álbum e banda/projecto a ter em conta nos próximos tempos.


Nota: 7.7/10

Review por Fernando Ferreira