About Me

Deals Death - "Point Zero Solution" Review


Banda sueca, mais concretamente de Gotemburgo, a praticar death metal melódico… quantas vezes já ouvimos esta história? As suficientes, talvez por isso os Deal Death queiram apresentar um produto, que vai um pouco além de leads de guitarras de 5 em 5 segundos.

Zero Point Solution é já o seu 3º disco, que se segue após Internal Demons e Elite, e nele vemos uns Deal Death com uma costela atmosférica muito forte, e uma grande tendência em incorrer nos teclados, mas sem com isso descurar o peso, e a força das guitarras, que são a força matriz deste colectivo.

Tão melódicos quanto depressivos, ao longo disco a banda consegue por momentos captar mesmo algum brilhantismo, por norma mais associados aos grandes nomes da cena, como o fantástico lead de The Separation, ou o refrão de Facing the Echoes, este sem duvida o grande tema de Zero Point Solution. Instrumentalmente temos uns Deal Death em plena forma, com uma secção rítmica irrepreensível, bons executantes nas 6 cordas, e um vocalista Olle Ekman com sangue na guelra. Convém dizer que este senhor ficou conhecido pelos seus vídeos de youtube, “Death metal vocal exercises”, onde ensina, de uma forma diga-se bastante peculiar, a arte do canto ríspido.

Mas não estamos ainda perante um disco com qualidade e personalidade suficientes para o podermos considerar um marco no death metal melódico, alias, de facto os Deals Death ainda se encontram a umas quantas léguas para conseguirem tal feito. De realçar no entanto o excelente produção que acompanha Zero Point Solution, bem como a capa assinada pelo polaco Lukasz Jaszak (que já trabalhou com os Blood Red Throne e Decapitated). Em suma um disco com um bom grau de entretenimento, e que não desagradará de todo aos adeptos do género.

Nota: 7.2/10

Review por António Salazar Antunes