About Me

Reportagem: Gwydion, Insaniae, Grog @ República da Música, Lisboa - 07/12/2013


Na passada noite de sábado, dia 7 de Dezembro, a República da Música abriu mais uma vez as portas às bandas nacionais. Três eram os nomes que preenchiam um cartaz de diferentes estilos dentro do metal: os Grog, os Insaniae e os Gwydion.


Os Grog foram os primeiros músicos a entrar em palco e não foram de todo uma má escolha, concordaram muitas das pessoas que lá se encontravam e que não perderam pitada da sonoridade potente destes destruidores de palco. Os dados estavam lançados: era altura de se iniciar o habitual ritual, o mosh. E este era bem notório logo na primeira fila. Os Grog foram em palco aquilo que a sua sonoridade requer. De salientar também a performance vocal de Pedro Pedra neste tipo de registo. “Sado Masoquist Butchery”, “Alive&Bootled”, “Vaginal Teengrind Fluids Make Us Groove”, “Rotten Grave”, “Fellowship Of The Shaved Balls” “ e “Eskeletos de Cona” foram alguns dos temas que os Grog trouxeram à República da Música e o público ali presente não ficou indiferente aos mesmos.



Depois dos Grog, era altura dos Insaniae trazerem a sua sonoridade mais Doom. A belíssima voz de Isabel Cristina, juntamente com os growls de Diogo Messias e o arrastar de cada melodia não se tornaram monótonos aos conhecedores mais assíduos da banda. De lamentar apenas a ausência de merchandise da banda no local, o que certamente terá desagradado aos respectivos apreciadores do estilo dos músicos. “A maior dádiva é não te tocar“, “Absolvição”, “Insecto Vermelho” e “Approches-toi” fizeram-se ouvir e sentir naquele ambiente com que os Insaniae presentearam a audiência.




Mas a noite de concertos ainda não estava terminada. Marchando até ao palco, quais guerreiros da noite, os Gwydion celebraram o seu mais recente álbum da melhor forma possível, tocando o mesmo quase na íntegra, sendo que de “Veteran” apenas a faixa “Lured To Comfort” não foi trazida a palco. “From Hel To Asgard”, “Mead Of Poetry”, “Triskelion Horde Is Nigh” e “Six Trials To Become a Beerzerker” igualmente se enquadraram na noite, bem como o tema “Turning Of The Wheel”. A energia destes vikings portugueses foi contagiante e o público brindou-os de forma leal até ao fim do seu concerto. Os Gwydion consagraram-se, assim, vitoriosos daquela batalha musical.


E assim se deu por encerrada mais uma noite musical de um quase Inverno, mas felizmente as bandas encarregues de proporcionar boa música souberam como aquecer o público, que os acompanhou com o seu headbanging de aprovação e louvor. Caso para dizer: o que é nacional, também é bom.


Texto por Daniela Freitas
Fotografias por Paulo Tavares
Agradecimentos: Gwydion