About Me

Oranssi Pazuzu - "Valonielu" Review


Os Oranssi Pazuzu são uma banda estranha, muito estranha, de facto! Desde 2007 que estes finlandeses apoquentam-nos com a sua música e agora que lançaram o seu terceiro trabalho de originais, as poucas dúvidas que pudessem existir confirmam-se, os Oranssi Pazuzu tocam Black Metal Galáctico. A primeira coisa que destacamos, neste “Valonielu”, que traduzido para o nosso idioma dá algo como “Dreno de Luz”, é a melhoria significativa da produção final. Mais forte, mais apurada, mais pesada, mais sinistra, resumindo. Também as músicas estão mais cativantes, estruturadas e orelhudas.

Embora mantenham uma linha musical simples e não explorando os territórios da velocidade, como é habitual, a condução musical dos Oranssi Pazuzu é efectuada a partir das teclas. Oiçam o tema de abertura, “Vino Verso”, onde a textura criada é suficiente para levar qualquer um para outra dimensão,  criando uma atmosfera infausta, onde o compasso é simplesmente esmagador e sufocante. É nesta atmosfera zero que grande parte do álbum permanece, estamos em pleno espaço a ser sugados para outro nível existência ou inexistência, se quiserem. Os três primeiros temas são mais que suficientes para nos teletransportar. Ao som de uma voz gélida e cortante também somos transportados para um território pálido, vazio e tribal, num clima que nos obriga a parar e a contemplar este cenário, quase de forma involuntária, sem pestanejar. É difícil escapar a esta teia hipnótica!

Mas esta combinação exótica continua até ao final de “Valonielu”, tornando-o num álbum fantástico, de audição obrigatória para todos os aventureiros e para todos aqueles que gostam de ser surpreendidos pela arte musical. Arrisco dizer que temos aqui uma abordagem refrescante, sem que seja possível apontar muitas sonoridades semelhantes aos Oranssi Pazuzu. Para os mais cépticos, esta é a prova que uma massa de gelo à deriva, pode esconder a mais rara das belezas no seu interior!

Nota: 9/10

Review por Pedro Pedra