About Me

Agrypnie - "Aetas Cineris" Review


Os Agrypnie são uma banda já com um certo estatuto no underground alemão e europeu também, tendo quase 10 anos de existência e uma discografia saudável para os seus anos de actividade onde este “Aetas Cineris” ocupa o lugar de quarto registo de longa duração.

A banda continua a trabalhar o seu black metal progressivo, não havendo grande diferença entre aquilo que nos apresentam aqui e o que fizeram no seu predecessor “16[485]”, sendo que continuamos a ter harmonias potentes que conseguem ter tanto músculo como melodia, lado-a-lado com momentos de carácter introspectivo. Com um alinhamento de 9 temas, onde se destaca, pela negativa, “Kosmos (Alpha)”, uma faixa instrumental de 8 minutos que parece existir apenas para prolongar a duração do álbum, quando este, mesmo sem ela, já é grande q.b. e com temas bastante sólidos como “Gnosis”, “Erwachen” ou até mesmo a longa “Asche”, que tem um momento instrumental acústico que dura mais de metade da música e está muito bem construído, prova que este tema é simplesmente chato e se era para ter saído assim, mais valia não ter sido colocado no disco. Contudo, é apenas um em nove temas de qualidade, o que, obviamente, faz deste disco um bom lançamento para a banda.

“Aetas Cineris” não deverá ser daqueles álbuns que aumentam o prestígio de uma banda, mas também não o degrada, podendo-se dizer que é um disco que mostra os Agrypnie como eles são.

Nota: 7/10

Review por Tiago Neves