About Me

Onward - "Evermoving" Review


Que saudades! Só poderá a primeira coisas que cruza a mente do ouvinte amante de heavy metal clássico com a abertura de "The Kindness Of Strangers". Saudades destes tempos em que o heavy metal tinha este impacto tão forte. Esta sensação é tão forte que leva ao engano, já que "Evermoving" é realmente de outros tempos. Lançado originalmente em 2001, este trabalho foi o primeiro da banda norte-americana Onward, lançado pela Century Media mas que passou ao lado de grande atenção de forma criminosa. A banda lançou mais dois álbuns, em 2002 e 2007, sendo que o último já tinha sido disponibilizado pelo site da banda após esta se ter desmembrado em 2003. A Pure Steel Records, com olho e dedo para estas coisas, vai reeditar os dois primeiros álbuns em vinil, limitados a edições de quinhentas unidades, numeradas às mão.

Além dos dotes vocais de Michael Grant (falecido em 2012, quando se falava do regresso) a fazerem lembrar John Cyriis dos Agent Steel, o grande ponto de atracção é mesmo Toby Knapp, talentoso guitarrista que deu nas vistas na Shrapnel Records no início dos anos noventa. Com solos de muito bom gosto, cada uma destas faixas é um pequeno tesouro - mesmo aquelas que até parece que não se dá nada por elas, solta-se um inspirado solo de guitarra e pronto. Tudo fica a fazer mais sentido a partir desse ponto (ouvir a "The Waterfakk Enchantress"). Temos outras que são perfeitas do início ao fim como é o caso da "The Lost Side Of the World", onde todas as peças encaixam na perfeição.

São oito temas que desaparecem num instante e são de reedições assim que o mundo precisa. Tendo sido, infelizmente, uma banda algo obscura, é natural que esta reedição passe despercebida, mas de certeza que os fãs do som sagrado que são coleccionadores de vinil não poderão deixar passar em branco esta autêntica pérola. Há um certo vazio que fica no final, que é capaz de ser o grande ponto fraco deste trabalho. Parece que acaba a meio e o silêncio acaba por ser ensurdecedor, mas mesmo assim, pode-se resolver o problema, voltando a ouvir tudo outra vez. Mesmo numa pequena escala (limitada a quinhentas unidades), foi feita justiça com esta reedição.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira