About Me

Primeval Realm - "Primordial Light" Review


Mais uma chancela de qualidade pelas mãos da Pure Steel Records que recupera aquele doom/heavy metal de outros tempos e que hoje em dia está tão em voga com tanta coisa retro que aí anda, lembrando vagamente os Trouble, Saint Vitus e The Obsessed. Por outro lado, também faz lembrar coisas mais recentes como Black Label Society. Inicialmente planeado como uma one-man-band consistindo apenas de Joe Potash,três demos foram lançadas antes dos restantes membros apareceram, não ficando muito claro se este álbum já foi gravado com a formação actual ou se foi tudo fruto do esforço de Potash.

Depois de uma breve intro, chamada "A Primeval Realm", surge "Black Flames & Shadows" com um ritmo lento, que seria longa demais, não fosse o inspirado solo de guitarra. A banda vai à essência do heavy/doom em faixas como "Galaxy Lifter" (a lembrar uma mistura entre Black Sabbathe e Corrosion Of Conformity, ali por alturas do "Wiseblood", uma faixa instrumental com grandes solos de guitarra) e noutras junta um feeling mais próprio do heavy metal dos anos oitenta - grande groove sulista "Electric Knowledge" tem e que bom impacto têm os arranjos dos teclados - sendo que os solos são realmente o ponto mais alto.

É fácil mandar os nomes presentes no primeiro parágrafo para o ar que haverá radares que os vão captar, não querendo isto dizer que exista aqui algo completamente chapado de bandas como Trouble e Saint Vitus. Embora seja algo bastante batido, não se fica com a sensação no final dia, que são cópias baratas de quem quer que seja, embora seja preciso mais um pouco para que a sua identidade seja reforçada. De qualquer forma, boas músicas, boa produção, boa voz. Nada de extraordinário mas deixa muitas boas indicações para o futuro. De assinalar a quantidade de faixas instrumentais, principalmente a última, que parece ter sido da década de setenta. De extremo bom gosto.

Nota: 6.9/10

Review por Fernando Ferreira