About Me

Serpent - "Possessed By Night" Review


Tudo em Serpent grita por vintage, desde a imagem do duo alemão até à música, estilo e produção incluídos. Heavy metal cru e muito próximo das raízes do estilo, não esquecendo a faceta oculta que faz parte da música pesada desde sempre. Este "Possessed By Night" é o primeiro lançamento da banda, inicialmente uma demo tape composta apenas por cinco faixas, lançada pela própria banda e limitada a cento e cinquenta cópias. A High Roller Records gostou do potencial em bruto da banda, resolveu pegar na demo e reeditá-la em vinil com três faixas bónus.

Para os fãs do som da velha guarda, o que se apresenta aqui até pode enganar já que isto parece que foi gravado mais de trinta anos atrás, mas esse feeling vintage é realmente viciante. Traz consigo um certo encanto, um certo brilho que poucos compreenderão - provavelmente apenas aqueles que acham o primeiro álbum dos Iron Maiden ainda é um dos seus melhores, por ter algo, um ambiente, uma atmosfera, que não se consegue explicar.

Com temas a apresentar algum cuidado com a composição, para fazer contraste com a produção, tais como o tema título e "Midnight Murder", "Possessed By Night" pode até ser tosco mas demonstra que os Serpent são um diamante em bruto. Provavelmente impossível para transpor para um palco (com Tongue responsável pela bateria e voz até não existem problemas mas com Vent no baixo e nas guitarras solo e ritmo deverá difícil de replicar ao vivo) mas a deixar muitas boas indicações para o futuro. As três faixas bónus, onde se inclui a cover "Heavy Metal Ears" dos Picture, conseguem ter um som ainda pior mas mantém os níveis de entusiasmo.

Será principalmente indicado para quem gosta de heavy metal como se fazia no underground muitos anos atrás e servirá quase como curiosidade ou peça de coleccionador (para aqueles que gostam de coleccionar obscuridades). Para os mais exigentes, a qualidade a nível de composição e do domínio dos instrumentos, poderão não ser suficientes para que justifique o investimento.


Nota: 6.3/10

Review por Fernando Ferreira