About Me

A Tree Of Signs - "Saturn" Review


A Tree Of Signs é uma das bandas que mais curiosidade é capaz de suscitar no underground nacional. Se um projecto com feeling a rock de adoração ao oculto seria algo de salutar no nosso underground, um projecto de rock de adoração ao oculto, com pitadas de doom aqui e ali, com um espiríto à lá década de sessenta e setenta, com Pedro Tosher (mais conhecido pelo seu trabalho fotográfico) na bateria, com Nocturnus Horrendus no baixo e com Diana Piedade na voz e é esta última que faz a maior diferença nos temas aqui apresentados, nesta segunda vida que o projecto tem, após a mudança num posto sempre sensível.

Diana não só faz com que essa mudança nem se sinta como também reescreve tudo o que ficou para trás, ou seja, parece que este projecto foi feito à medida dela. Sempre com uma apetência para o rock com alma (não sei porquê, vem sempre à mente Janis Joplin), a sua adição aos A Tree Of Signs é a perfeição conjugada, já que é o projecto ideal para ela assim como a sua voz é a ideal para o projecto. "Saturn" é um single, com três faixas que é criminoso por ser tão curto. Caso se decidam fazer singles de cinquenta minutos, o trio português pode ser o pioneiro que não haverão queixas de certeza.

"Red II" é um rockão com grande feeling doom, que a voz de Diana ajuda a hipnotizar e "Red III" funciona como reprise, instrumental, do tema anterior, sendo um momento que sabe a pouco. Quanto ao tema título do single, ligeiramente menos doom, mas igualmente eficaz, com direito a teclados para estabelecer o ambiente (ainda mais) vintage que a malha tem. É também mais uma prova de que a Diana nasceu para este tempo de som e ainda bem que todos temos a sorte (e privilégio) de a conseguir ouvir. Este é um trabalho para ouvir em loop, enquanto não surge o primeiro álbum, que se reza que seja em breve.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira