About Me

Gun Barrel - "Damage Dancer" Review


A Alemanha tem uma enorme variedade e número da bandas de heavy metal que apesar de não ter atingido um grande ou extraordinário sucesso (por vezes mais fora das suas fronteiras do que propriamente dentro) têm carreiras consideráveis quer em número da trabalhos como na qualidade dos mesmos. É onde se pode inserir os Gun Barrel, que volta à carga depois de "Brace For Impact" de 2012, sendo que "Damage Dancer" é já o seu sexto álbum. Heavy metal musculado com um certo sabor a hard rock dos anos noventa é o que se pode esperar deste trabalho, tal como é algo que já esperaríamos da banda de qualquer forma. Certas coisas não mudam.

Após uma pequena intro, o tema título faz as apresentações e demonstra em todo o esplendor a sua mistura de heavy metal com um hard rock meio sleazy e é este último elemento que faz toda a diferença. A música ideal para ouvir em viagem, de vidros abertos, numa qualquer (auto-)estrada em direcção à praia. Os apreciadores de AC-DC perceberão perfeitamente a comparação. Além do espírito hard rock, também há aqui um certo sabor a NWOBHM, como na "Judgement Day", que faz lembrar Saxon, tanto pela música, como pela prestação do vocalista Patric Sühl que em certos momentos faz lembrar "Biff" Byford.

Bom hard'n'heavy não o seria bom se não tivesse também bons solos de guitarras e neste departamento, "Damage Dancer" serve muito bem o ouvinte com Rolf Tanzius a mostrar que continua a dominar esse departamento. Nos restantes, também tudo bem alinhado, ajudados por uma produção moderna mas que não desvirtualiza o som da banda. Talvez a única que saia um pouco da fórmula atrás descrita será mesmo a "Vultures Are Waiting", que tem um espírito ainda mais heavy metal, embora também encaixe umas passagens à Scorpions antigo (aquele refrão parece ser mesmo cantado pelo Klaus Meine). Um bom álbum que não pede mais do que se goste de bom hard'n'heavy sem grandes pretenções. Para a maior parte dos fãs do género, basta isso.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira