About Me

Whitechapel - "Our Endless War" Review


O chato de algumas editoras terem andado a correr à maluca atrás de bandas de deathcore uns tempos atrás é que hoje em dia reparam que se calhar têm bandas a mais do estilo. O que acontece ao mesmo tempo e é capaz de ajudar a resolver estes problemas, é que existem muitas bandas que estão fartas do rótulo e querem fazer tudo para se livrar do mesmo o mais rápido possível. É o que acontece com os Whitechapel, que pela calada, chegam ao seu quinto álbum, tendo uma regularidade editorial de assinalar e que tentam despir a pele que vestiram/lhes vestiram grande parte da sua carreira.

Dizer que "Our Endless War" renega aquilo que se entende por deathcore será demasiado exagerado mas sem dúvida que é bem mais interessante do que aquilo que o género sugere. Claro que temos os chugas chugas detestavelmente próprios do género, mas com isso tem vem um sentido de melodia muito bem vindo que trazem mais dinâmica e variedade às suas malhas. A intro "Rise" é apenas um aviso mas o tema título é um imenso pertado nesse sentido. Brutalidade, melodia e pronto, chuga chuga. O problema dos breakdowns é que quem ouve um, ouve todos, o que dá a sensação que se está a ouvir a mesma música vezes sem conta. Desse mal "Our Endless War" não está totalmente livre, ainda que existam umas faixas que (ab)usem mais que outras.

Passando por cima deste... "detalhe", o álbum até se torna agradável e existem grandes malhas por aqui, sendo que temos exemplos máximos nas "Worship The Digital Age" (não só em termos musicais mas também em termos líricos, com um grande refrão - "Sell your soul and worship the Digital Age"), "Psycopathy" e "Diggs Road" (dois malhões, as melhores do álbum. É um bom álbum de deathcore tentando não o ser, demonstrando ums Whitechapel ambiciosos, com vontade de sair fora da caixa onde se colocaram desde o início da carreira. Talvez seja um ponto de viragem, aguardemos pelos próximos álbuns.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira