About Me

Mortalicum - "Tears From the Grave" Review


Pelo logo fica-se com a ideia de que os Mortalicum são uma banda de gótico ou qualquer coisa sinfónica, por isso não deixa de ser surpreendente, para quem não os conhece, quando "The Endless Sacrifice" revela um heavy metal arraçado de doom tradicional que é contagiante pela sua boa onda e eficácia. Sendo o terceiro álbum, o tal da confirmação, fica-se com a vontade de voltar para trás e comprovar se esta qualidade toda foi conjurada agora em "Tears From The Grave" ou se a mesma já faz parte da banda desde a sua génese. Arrisca-se a dizer que é tão convincente que só pode vir de trás.

O doom metal é sempre um estilo perigoso. Uma linha muito ténue é traçada entre o bom e o aborrecido e nem sempre é visível onde ela começa e onde acaba, mas a vantagem da abordagem do doom mais tradicional (ou seja, daquele que tem descendência directa dos Sabbath) é que, quando feito com alma, soa sempre bem e alma há por aqui às toneladas. Basta ouvir o trabalho de guitarra e os solos - o feeling blues de "I Dream Of Dying" é arrepiante - e tendo em conta que este é um power trio, mais valor tem que se dar para o enorme som que se consegue aqui - talvez ao vivo a coisa não tenha o mesmo impacto.

A voz de Henrik Högl talvez não seja aquela que cause uma impressão esmagadora mas com repetidas audições, o hábito começa a falar mais alto, porque é no instrumental que os suecos brilham mesmo. Pelo ambiente, pela atmosfera (o tema título é macabro, tal como um bom tema de heavy/doom metal exige), pelo feeling clássico que transpira ("The Illusion" não transpira, quase que afoga clássico) mas principalmente, por soar interessante durante mais de uma hora, este é um trabalho que deve ser conferido por todos os amantes do género. As suas fraquezas não beliscam em nada as suas forças.


Nota: 7.8/10

Review por Fernando Ferreira