About Me

Cirith Gorgor - "Der Untergang" Review


Apesar de já existirem há mais de vinte anos, os Cirith Gorgor não são uma força maior no que ao black metal diz respeito, com uma abordagem muito próxima daquela feita pelas bandas alemãs mas que apesar de não ser muito profícua conseguiu uma atingir um nível de qualidade regular. Ultimamente a banda viu os seus trabalhos a serem reeditados pela Ketzer records e este “Der Untergang” não é excepção, trabalho originalmente lançado em 2011. Enquanto não chega o novo trabalho de estúdio, será uma boa forma de entreter os seus fãs.

Se normalmente esta seria uma opção comercialmente pouco interessante, na verdade ela mostra-se bastante relevante já que o lançamento original foi lançado apenas em vinil e limitado a quinhentas unidades. Esta reedição em CD torna-se assim essencial para os apreciadores da banda e também para dar a conhecer este trabalho que é um dos melhores da carreira dos holandeses. Uma espécie de trabalho conceptual sobre a frente de leste da Segunda Guerra Mundial dividida em três capítulos.

Tornou-se um lugar comum para o black metal a temática da Segunda Guerra Mundial mas os Cirith Gorgor conseguem conviver bem com os lugares comuns que possam existir, conseguindo de forma a que a qualidade dos temas não sejam beliscadas. Apesar do que possa parecer, há aqui uma grande dinâmica e variedade, com o uso de algumas melodias inesperadas, passagens acústicas e sobretudo, um ambiente muito próprio que faz com que este álbum seja visitado muitas vezes, tendo apenas um pequeno problema. A sua duração é muito reduzida, um problema que se revela mínimo quando se pode facilmente ouvir tudo outra vez.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira