About Me

Columns - "Please Explode" Review


Apesar de existirem desde 2003, apenas onze anos mais tarde chegam ao primeiro álbum de originais, tendo apenas como ensaio uma série de EPs, inclusive, um com o mesmo nome, “Please Explode”, no passado ano de 2013. A parte estranha é que este álbum é composto exactamente pelas mesmas músicas dos EPs, surgindo na mesma ordem e tudo, pelo menos os temas dos dois últimos EPs, lançados em 2010 e no ano passado. Resta saber se esta é uma simples compilação disfarçada de álbum de originais (podendo ter até algumas faixas novas) ou se o material foi todo regravado, mas a avaliar para as diferenças de produção de algumas faixas, aposta-se mais na primeira opção.

Independentemente de tudo isto, o que temos com “Please Explode” é pouco mais de meia hora cheia de descargas de death/grind que rondam, em média, os dois, três minutos. Com alguns ganchos que se agarram aos ouvidos do ouvinte – o que neste género é fundamental – “Please Explode” flui bem e finalizado abre as portas para repetir a dose. Apesar das músicas terem sido compostas em diversos momentos, há um sentimento de unidade em relação ao conjunto de músicas deste álbum, no entanto, é possível notar-se algumas diferenças de produção.

Esta questão marca um pouco o trabalho de estreia de Columns e o seu impacto também, embora os primeiros temas, a sequência que abre o álbum, sejam demolidores mas esperava-se um pouco mais do que apenas refazer ou reapresentar o que já foi feito no passado. Apesar disso, é death/grind intenso e de qualidade. Talvez nada que se destaque das imensas propostas de topo que vão surgindo no mercado, muitas delas da própria Relapse, mas uma banda que poderá tornar-se numa dessas propostas num furuto próximo.


Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira