About Me

Reportagem: Comeback Kid, Shape e Same Old Chords @ Music Box, Lisboa - 25/06/201


Depois da sua passagem no nosso país aquando da tour de celebração dos dois primeiros álbuns com Scott Wade no microfone, no ano de 2013, os Comeback Kid regressam a Portugal para três concertos em nome próprio, a apresentar o mais recente 'Die Knowing'. Numa noite de quarta-feira, estivemos na data de Lisboa, onde os canadianos tiveram oportunidade de tocar, pela primeira vez, no Music Box.

À hora prevista para a abertura de portas era já visível que ia estar uma sala bem composta, o que foi possível verificar assim que se entrou naquele mítico espaço do Cais do Sodré. Exactamente à hora marcada, os Same Old Chords deram arranque a esta noite. Com o seu hardcore com uma veia punk rock bem assente, este quarteto de Lisboa liderado por Márcia Santos mostrou-nos, em cerca de 20 minutos, que não são precisos chapéus da cena e grandes breakdowns para dar um bom concerto de hardcore. Com uma postura de louvar e um reportório bem ensaiado, os Same Old Chords não arrancaram mais que bastantes aplausos da já extensa plateia, apesar de um concerto cheio de energia e boa disposição.

Seguiram-se os Shape, que já tinham partilhado palco com os Comeback Kid há dois anos atrás, no também mítico Santiago Alquimista. Deram arranque ao seu alinhamento com várias malhas novas que vão fazer parte do próximo lançamento, que mostra esta banda no seu auge de originalidade e composição. Carregados de melodia, emoção e agressividade, deram tudo, como sempre dão. A verdadeira festa começou com "Life's Hard", que arrancou as primeiras sérias movimentações na plateia. Não demorou muito até o vocalista Cabeças descer para perto do público, incentivando os presentes a entoar as letras. A fechar com as já clássicas "Rotten Inside" e "Vampires", com um coro de dezenas de vozes, os Shape souberam aquecer bem os presentes para o que se seguia...

E a começar com a faixa-título do seu mais recente álbum, os canadenses Comeback Kid regressam assim ao nosso país, a apresentar 'Die Knowing', visivelmente bem recebido pelo público. Com um alinhamento recheado de clássicos como "False Idols Fall" ou "Step Ahead", passando ainda pelos álbuns após a saída de Scott Wade, que nada ficam a dever aos clássicos Wake the Dead e Turn It Around, tal como se pode ver durante malhas como "The Concept Stays" ou "Broadcasting". Houve espaço ainda para várias faixas do mais recente lançamento, já bem conhecido pelos presentes como se de outro clássico se tratasse. Com direito a stagedives, headwalks, circle pits e slam dance, o público esteve incansável até ao final, mostrando a Andrew Nefeuld e companhia que continua a valer a pena vir ao nosso cantinho. 

Texto por Afonso Veiga
Agradecimentos: Xuxa Jurássica