About Me

Welington Irish Black Warrior - "Vafancuneo" Review



Não, a banda não é irlandesa, apesar do seu nome. O press release que apresenta o trio e conta a sua história – provavelmente falsa – é engraçado mas a música para despertar algo mais do que um leve sorriso e/ou encolher de ombros, é necessário ter mais algum efeito sobre o ouvinte e “Vafancuneo” (com um nome de banda destes, obviamente que o nome do álbum não se podia ficar atrás) até consegue isso, não é da forma positiva.

Sendo o segundo esforço – talvez o melhor termo – da banda, fica-se com curiosidade para ouvir o primeiro e confirmar se o que se passa aqui também já vem de trás ou se foi apenas um mau dia em que alguém calhou a gravar em vários takes. Alguém masoquista, claro. Composto por seis músicas que são muitas coisas mas aquilo que é mais é serem aborrecidas. Para já, a produção irrita por ser algo precária e datada e depois a música é prepotente demais para ser apreciada de forma descontraída.

Provavelmente aqueles que gostam do que foi feito nas fases new wave e post punk, adorarão o que aqui está, mas poderão haver outros que possivelmente se aborrecerão pela ausência de sentido no que se está a ouvir. Não que a música seja desprovida de sentido, apenas  que fica a sensação muitas das vezes de que é esquisita apenas para soar esquisito e de que é inatingível apenas para soar inatingível. Resumindo, soa forçado e as músicas todas juntas, não fazem um conjunto atractivo. Algumas melodias interessantes, alguns momentos engraçados mas não mais que isso.


Nota: 4/10

Review por Fernando Ferreira