About Me

Misanthropic Might - "Menschenhasser" Review


Os Misanthropic Might são tão misantrópicos que só agora se apresentam com o segundo álbum de originais, onze anos depois do primeiro, “Misanthropic War”. Todavia, o tempo de ausência não pode dizer que tenha servido para que a banda austríaca mudasse radicalmente a sua abordagem, que é bastante poderosa e agreste conseguindo dar ares daquilo que é o black metal mais hermético juntando a uma produção eficiente – embora o som pareça soar mais próximo do death metal do que propriamente black.

“War” e o tema título que se lhe segue mostram bem que o que sustenta este trabalho é mesmo o poder dos riffs das guitarras e felizmente para os Misanthropic Might, o poder é farto. E não se furta também também a debitarem alguma melodia. Se pegarmos numa faixa como “Doomsday”, ainda se tem direito a um curto mas bom solo de guitarra – exacto, solo de guitarra – sem desvirtuar um milímetro que seja do seu propósito misantrópico. É esta junção de várias facetas que faz com que este álbum seja vencedor.

O black metal é um estilo que já tem os seus clássicos muito bem definidos, quase por unanimidade e quase todos eles intocáveis. É pouco provável que “Menschenhasser” chegue a esse patamar e para ser sincero, não interessa. É black metal de qualidade que cumpre todos os seus propósitos e acaba por ir mais além. Se isto é resultado de estarem onze anos sem lançar álbuns (apenas com uma demo pelo meio em 2008), então estamos preparados para mais um jejum de outros onze anos se isso significar algo com esta qualidade.


Nota: 8.6/10


Review por Fernando Ferreira