About Me

Weedeater - "...And Justice For Y'all" Review


Para assinalar uma das suas recentes contratações, a Season Of Mist decidiu reeditar o primeiro álbum dos norte-americanos Weedeater. Para quem não os conhece, a sua designação poderá dar uma pista. Ou se trata de stoner ou se trata de sludge/doom. O mais certo é algo o meio. Formados nas cinzas dos Buzzov*en pelo baixista Dixie (membro também de bandas como Bongzilla e Sourvein), este power trio debitava sludge javardo quando ainda não era fixe debitar sludge javardo.

O início instrumental com “Tuesday Night” é clássico stoner e é um feeling que percorre muitas vezes este “…And Justice For Y’all”. A sujidade do baixo com a guitarra cheio de feedback e uma bateria bem orgânica é uma fórmula velha mas que resulta sempre bem quando é empregue da forma correcta. Adicionando uma voz de bagaço e arranhada, temos “Monkey Junction” como resultado. Uma espécie de mistura entre Zeppelin letárgico e Sabbath imundo que faz com que este álbum seja melhor desfrutado com uma dose de erva cavalar em cima da cabeça. Claro que não é necessário consumir a doce folha para conseguir apreciar isto, mas os que consomem de certeza de que vão adorar. Os restantes, basta gostar de stoner/doom/sludge que também vão sentir-se em casa.

É uma reedição que se valida a si própria por disponibilizar um álbum esquecido de uma banda que ficou sempre atrás dos grandes nomes do género – alguns deles, próprios projectos/bandas paralelas de Dixie – mas que com esta nova aposta por parte da Season Of Mist, tem tudo para subir mais umas posições no ranking. Com uma edição em vinil, é uma oportunidade única para os coleccionadores, já que o álbum soa mesmo a clássico.


Nota: 7.9/10

Review por Fernando Ferreira