About Me

Immundus - “Insomnia” Review


Música ambiente costuma ser feita para ser apreciada em um destes dois contextos: para estar a correr no fundo enquanto se realiza alguma outra actividade, algo que funciona bem em qualquer altura, desde estar no trabalho com a música a acompanhar ou pôr a mesma a correr no rádio do carro. Ou, pode ser algo que só se ouve consoante a disposição do ouvinte e, quando tal acontece, é para se imergir completamente na música.

Immundus é o projecto individual, e também pseudónimo, do português Bruno Duarte, que este decidiu criar quando emigrou para a Noruega em 2003, concebendo auras nocturnas inspiradas no paranormal, sendo “Insomnia” o seu 5º álbum de longa duração. Ou seja, o que aqui temos é dark ambient, e, voltando ao que escrevi umas linhas acima, este é um lançamento que se enquadra exclusivamente no 2º tipo de categoria deste estilo de música.

Profundamente envolvente e complexo, onde nenhum detalhe é deixado ao acaso, “Insomnia” faz aquilo para que foi concebido, e não, não é tentar assustar ninguém por ser tematicamente centrado em assombrações e almas penadas; quando digo que a música aqui composta cumpre o seu propósito quero dizer que não se limita a criar uma atmosfera como transporta o ouvinte para a dimensão que Bruno Duarte imaginou e, especialmente, evita dois dos erros que mais se encontram neste tipo de música: os temas não são previsíveis e não caem na monotonia nem na repetição. Cada tema pretende ser uma experiência única. Uns são mais discretos como “Chilling In The Deep” ou “They Harvest In The Nights Of Autumn”, outros afirmam-se genuinamente numa presence etérea e tenebrosa como é o caso da imponente “Dead Of Night”, “The Ancient Nightcrawler”, nos ínfimos pormenores de “Welcome The Butcher” ou em “The Reaper Plays The Violin” onde parece que somos levados para os interiores de uma mansão victoriana abandonada e ainda há aqueles que trazem consigo uma beleza melancólica única como o tema-título ou “A Distant Call”.

Não é apenas música para dar uma boa banda sonora a um filme de fantasmas ou a um videojogo de terror, é uma verdadeira experiência que nos quer tocar no espírito. Obrigatório o uso de fones para se apreciar convenientemente.

Nota: 8.4/10

Review por Tiago Neves