About Me

Num Skull - "Ritually Abused" Review


Não adianta bater mais no ceguinho e referir que as reedições estão na ordem do dia. Nem sequer discutir a validade no geral. Como tudo na vida, existem coisas boas e coisas más e as reedições não escapam a esta regra universal. Os NumSkull podem soar a totais desconhecidos para a maior parte dos fãs de música, até mesmo para os apreciadores de death metal. Lançaram três álbuns no espaço de oito anos e duas encarnações e desapareceram, apenas para voltar sem ter nenhum registo dessa terceira encarnação.

Esperando um registo bafiento de death metal do século passado que foi esquecido pelo tempo, esses mesmos fãs de death metal vão ficar de queixo caído com a potência que este "Ritually Abused", o seu primeiro álbum, lançado em 1988, debita. Uma energia e uma urgência que surpreende pela forma como soa vital nos dias de hoje, quase trinta anos depois. Vital e ameaçador, de uma forma refrescante. Sabendo que as comparações são sempre inúteis, os Num Skull soam como se os Death, fase Leprosy, se fundissem com os Dark Angel e Kreator.

Sendo a banda norte-americana, é de esperar algumas semelhanças com aquilo que estava acontecer na altura nos Estados Unidos, a revolução Death Metal com o seu maior foco em Flórida, no entanto, o som parece ter mais identificação com aquilo que se fazia na Europa (ou iria fazer) principalmente na Holanda. Riffs demolidores, uma voz que fica ali entre o thrash e o death (tal como Kreator, Possessed e Death), solos acutilantes e um álbum que apesar de ser agora lançado em CD, conserva o calor e a agressão do som do vinil. Esta é sem dúvida uma das melhores reedições dos últimos tempos, e um dos grandes tesouros do death metal que merece ser lembrado e figurar entre os melhores e mais importantes do género. Esta reedição vem com uma faixa bónus "Murder By The Minister", que em termos de qualidade sonora, não se fica atrás das restantes.


Nota: 8.8/10

Review por Fernando Ferreira