About Me

Stench - "Venture" Review


O fedor emanado pelo suecos Stench está a ficar mais apurado. Ao segundo álbum a banda consegue criar uma fórmula eficaz de black metal com um certo espírito de rock alternativo embebido em death metal. Poderá ser algo difícil de encaixar e é verdade que estas descrições não adiantam muito já que cada um tem a sua, mas esta parece ser bastante fidedigna. Um certo espírito rebelde e difícil de categorizar é algo que qualquer descrição poderá incluir, com o midtempo desconfortável a dominar em quase todas as músicas.

É este certo encanto difícil de discernir ou identificar que faz com que "Venture" se torne tão intrigantemente viciante. Seja pela sua ambiência muito própria, seja pela sua intensidade, no final destes quase quarenta minutos, há algo que se contagia. Não se possa dizer que exista algum momento especial marcante no trabalho porque o mesmo funciona como um todo. A simplicidade quando bem usada tem este efeito - se pegarmos num riff como o de "The Vast" é impossível o mesmo não ficar a ressoar por algum tempo dentro de nós.

Como seria de esperar, com estas características, "Venture" não é o tipo de trabalho que cause logo amores à primeira - embora possa criar ódios por aqueles que são mais fechados - mas tem uma característica ousada nos dias de hoje de rápido consumo e de desperdício, obrigar a que se volte outra vez e outra vez até que finalmente entre. É um álbum que exige audições repetidas e consecutivas e se o ouvinte estiver na onda correcta, essas mesmas audições sucedem-se de forma indolor. Um trabalho com a marca de qualidade da Agonia Records.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira