About Me

Vampilia - "Alchemic Heart" Review


Terá que se dar a mão à palmatória para aqueles que são um pouco preconceituosos e que possam pensar que Vampilia é claramente um projecto oriental de homenagem à música famosa música dos Moonspell. Pensamentos parvos à parte e embora os Moonspell não tenham nada a ver com isto, a banda – se é que se pode chamar um conjunto de onze pessoas banda e não orquestra (a banda intitula-se como orquestra brutal) – é realmente japonesa e este “Alchemic Heart” é o seu primeiro álbum, composto por duas faixas, cada uma com mais de vinte minutos, uma chamada de “Sea” e a outra de “Land”. Poético, não é?

Ou seja, um projecto à antiga. Para adicionar ainda mais interesse à coisa, temos as participações de Jarboe e de Merzbow, para juntar ao enorme grupo. Potencialmente todos os alérgicos a coisas pretensiosas e pseudo-intelectuais já estarão a preparar-se para fugir a sete pés, mas a verdade é que não há razão para isso. Para quem gosta de música aventureira, experimental, para quem acha que a década de setenta só agora consegue encontrar em todo o seu esplendor uma alma gémea para a multiplicidade de projectos musicais e arrojados, este “Alchemic Heart” é mesmo um álbum indispensável.

Não se pode dizer que tenha propriamente uma estrutura ou que se consiga absorver tudo de uma vez só. É para ser apreciado lentamente, é para tentar discernir a muralha de barulho entre violinos, guitarras, teclados  e voz que vai em crescendo, que vai subindo até um climax que nos deixa num vazio. A “Sea” especialmente tem um potencial dramático que se torna viciante, digno de música para banda sonora. “Land”, por sua vez, não é tão linear mas não significa que seja menos genial. É um álbum essencial para os fãs de progressivo, de experimentação e de principalmente de música para aqueles que procuram na mesma novas formas de sentir ou intensificação daquelas que já conheciam. Essencial.


Nota: 9.5/10

Review por Fernando Ferreira