About Me

Forodwaith - "Nirnaeth Arnediad" Review


Com o leste cada vez mais emergente em várias áreas da sociedade, também de esperar que esse crescimento já se comece a notar na música extrema. "Nirnaeth Arnediad" é o álbum de estreia dos Forodwaith, banda originária da Bielorrúsia. Ao início as expectativas começam a cair conforme se ouve uma intro interminável, com três minutos que parecem nove, mas com o tema título fica-se descansado porque o metal pulsa bem forte nas veias da banda. As tendências sinfónicas da intro não se revelam de forma exagerada, apenas ocasionalmente num arranjo ou outro e em melodias de índole folk que resultam em pleno.

A base da banda é o death metal melódico, mas algo mais próximo daquilo do que uns Eluveitie fazem do que propriamente uns Dark Tranquility, embora exista uma longa distância até que a banda possa ser chamada de folk metal embora a sua inspiração lírica e temática seja claramente o universo de Tolkien. Existem momentos mais in-your-face como a "Stone Guardian", mas as melodias folk estão quase sempre presente e na maior parte das vezes, em grande estilo. Uma malha como "Death And Beer" convida mesmo à dança e só peca por não usar instrumentos acústicos/verdadeiros mas de qualquer forma, esse não é um ponto problemático.

A principal questão de que o álbum de estreia dos Forodwaith sofre é o facto de acabar por bater sempre na mesma tecla oferecendo poucas novidades a partir da segunda metade do álbum, mas compensando esse facto com grandes solos de guitarras e grandes melodias, com mais ou menos epicidade. Talvez a banda se tenha barricado num beco sem saída logo na estreia mas apenas o futuro poderá dizer se mesmo assim conseguem apresentar músicas com força suficiente para que tudo o resto perca a importância, tal como acontece aqui em "Nirnaeth Arnediad".


Nota: 7.8/10

Review por Fernando Ferreira