About Me

LostPray - "That's Why" Review


Álbum de estreia da banda que é composta por membros da Turquia e da Ucrânia e o seu som pode-se dizer que também anda por dois mundos. O do hard rock musculado embora não muito tradicional e o de heavy metal, daquele próprio dos anos noventa, de uma forma a que soa tudo fresco, sem ares bafientos a empestar quem está a ouvir. Se formos falar de influências, haverá uma que parece clara, embora não seja descarada: Metallica. Se os Metallica tivessem optado por uma sonoridade mais tradicional, e mais suave, após o álbum preto, em vez da abordagem rock sulista de Load, poderíamos ter algo muito próximo disto.

Dizer que uma banda soa a outra poderá ser sempre um pau de dois bicos, mas neste caso é um elogio porque a música soa realmente inspirada, embora a sua simplicidade possa tornar-se um boomerang a longo prazo. No entanto, o facto de andarem a circular de e entre dois mundos faz com que este trabalho surja mais dinâmico do que o esperado. Se "Alienation" começa o álbum em força, com “The Blessed One” existe uma emotividade viciante que é inesperada, principalmente no refrão, ou até mesmo na “The Story Ain’t Like No One Knows”, onde as duas surgem de mãos dadas.

Se instrumentalmente, tudo é imaculadamente perfeito, é na voz que reside a grande força dos LostPray, com Tufan Cigdem a demonstrar um vozeirão que sem dúvida queremos ouvir mais no futuro. “That’s Why” flui muito bem e é uma boa estreia, de uma banda que evidencia ter um grande potencial, não só criativo assim como comercialmente. Para quem dúvidas se o rock/metal para ser comercial tem que seguir modas, está aqui a resposta em como é possível ter boa música, refrescante e ao mesmo tempo, alheia ao que se fazendo e a modernices bacocas. Boa estreia e boa banda.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira