About Me

Horrid - "Blasphemic Creatures" Review



Certas reedições só têm interesse para quem tem nostalgia pelos tempos evocados ou então para quem é fã coleccionador, seja do género (o fã historiador) ou do projecto/banda (o fã que arrebanha tudo o que mexe e respira). Com esta pequena frase a crítica ficava já arrumada, no entanto, resta saber que tipo de reedição é esta. Para já, quem são os Horrid? Simplesmente, um dos nomes mais clássicos do underground extremo italiano, embora só tenham editado quatro álbuns e o primeiro data de 2002.

“Blasphemic Creatures” foi o seu segundo EP, editado originalmente em 1998 e que agora é reeditado com três faixas bónus. Apesar de 1998 não ser uma data tão distante quanto isso, o som aqui é podre como se viesse das profundezas do underground sueco dez anos antes. Tal não é descabido já que foi gravado nos conhecidos estúdios Sunlight, em Estocolmo, produzido por Tomas Skogsberg, um dos grandes responsáveis, senão O responsável, pelo som de Estocolmo, associado a bandas como Entombed, Dismember e Grave.

Como tal, as músicas aqui soam muito familiares e bem clássicas, mesmo que tenham sido editadas numa altura em que a chamada cena de Estocolmo já não estava nos seus píncaros de popularidade e de produtividade. As faixas bónus também vêm no mesmo seguimento e não acrescentam nada, embora tenham a mais valia de se enquadrar na perfeição no espírito das músicas originais – talvez tenham sido capturadas nas mesmas sessões, exceptuando pela última música, “Awaiting For The Truth”. De qualquer forma, este trabalho, apesar de histórico, não apresenta nada de relativamente novo e/ou excitante. Recomendado a coleccionadores apenas.


Nota: 5/10

Review por Fernando Ferreira