About Me

Inter Arma - "The Cavern" Review


Esta é que é uma banda à antiga. Um ano após de lançarem um segundo absolutamente demolidor, os norte-americanos lançam um EP com duração superior a álbuns de muito boa gente, composto por uma única faixa. E que faixa. “The Cavern” é um tema cujos adjectivos falham em ser justos. A língua portuguesa não tem matéria suficiente para qualificar o que se pode ouvir aqui. Sejam os primeiros doze minutos que se desenvolvem num mantra demolidor que embala e hipnotiza ao mesmo tempo, indo do silencia a um crescendo fortíssimo, até ao momento em que entra a voz, com um riff viciante que se instala até ser substituído por uma sequência de acordes que ainda se torna mais viciante. E ainda nem chegámos a metade.

“The Cavern” é uma viagem como apenas os Inter Arma parecem ser capazes de nos brindar. Uma viagem mais além de ser uma única faixa de quarenta e cinco minutos. É uma viagem ao interior de cada um, aquilo que temos guardado dentro de nós, ao que está à vista, ao que está escondido. É uma viagem através das nossas emoções, através do inconsciente, com peso, com emoção, com harmonias, com melodias, com raiva, com alegria, com esperança, com medo. É uma viagem para além das fronteiras do que a simples música consegue fazer. É a prova de como a música não deve ser descartável porque as pessoas que a ouvem também não são descartáveis. Não são superficiais. OU pelo menos não deveria ser.

Um EP melhor que muitos álbuns, um EP com quarenta e cinco minutos e que mesmo assim sabe a pouco depois quando chega ao final. Que deixa um vazio como temos algum ente querido que nos deixa. Mas isso acaba por não ser um problema, apenas mais uma prova do seu valor. E o grande problema nem é o facto de as expectativas estarem em alta depois de “Sky Burial”. É que depois de “The Cavern”, as coisas estão a um nível estratosférico. Sem dúvida, um dos melhores trabalhos de 2014.


Nota: 9.7/10

Review por Fernando Ferreira