About Me

Back Door Asylum - "Cerberus Millenia" Review


Ninguém diria que este "Cerberus Millenia" é apenas o segundo álbum da banda russa Back Door Asylum dado o calibre das composições aqui contidas. Embora a sua maturidade musical não tenha chegado para que tivessem um nome de jeito, o seu death metal técnico e brutal impressiona pela sua potência. A Amputated Vein é amplamente conhecida pela sua aposta nas vertentes mais extremas ligadas ao death metal - a pender mais para o grindcore ou goregrind - mas com os Back Door Asylum acertaram em cheio no que à qualidade diz respeito.

Quando o álbum é iniciado com uma pequena malha (malhão!) instrumental, "Manifestations", vê-se que se está logo no bom caminho. Para quê usar samples ou teclados manhosos quando a melhor forma de introduzir o quer que seja ainda é com bateria, baixo e obviamente, guitarras. A fórmula, essa, não é nova e aqui também não varia. Ritmos frenéticos, à velocidade da luz, com as guitarras irrequietas a desafiar os limites técnicos dos seus executantes a cada nota que é tocada. No entanto, o que faz diferença são as músicas em si e a forma como equilibram a técnica com o escrever músicas memoráveis de death metal.

Embora o álbum tenha menos de meia hora, a banda sentiu a necessidade de colocar a meio algo para trazer alguma dinâmica. Falamos do tema "Gravity Inverse" que é uma faixa experimental, meio ambiental, com alguns pads de teclados, samples, vocalizações e feedback de guitarras. Realmente traz mais dinâmica ao álbum mas é apenas um pouco mais eficaz do que um minuto de silência. Não que estas experimentações não sejam valorosas, apenas não resultou muito bem neste contexto. De qualquer forma, as restantes faixas mostram-nos mais de death metal de qualidade. Sem dúvida que os Back Door Asylum têm aqui um grande trabalho.


Nota: 7.7/10

Review por Fernando Ferreira