About Me

KMFDM - "Our Time Will Come" Review


Marginais no Heavy Metal, alternativos ao estilo, os KMFDM – ou Kein Mehrheit Für Die Mitleid, sem piedade pela maioria – inscrevem-se numa linha electrónica industrial que proliferou na Alemanha e Holanda, mas apenas revelada quando do sucesso do Industrial americano. Talvez por isso, algumas referências a Nine Inch Nails ou Ministry sejam incorrectas pois fica a dúvida de quem influenciou quem.

Talvez pelas raízes europeias – a génese do grupo está em Hamburgo, embora por muito se tenham radicado nos EUA e regressado à terra natal em 2007 – a banda de Sascha Konietzko, não hesita em ingressar em terrenos mais próximos da música de dança, como em “Salvation”, com a voz de Lucia Cifarelli a ingressar em terrenos da soul. É este crossover que faz o grupo estar afastado dos meios mais tradicionalistas, mas que pode continuar a agradar aos adeptos do Industrial vertente Metal.

Com “Our Time Will Come” o grupo celebra 30 anos de carreira e lança o décimo nono trabalho de duração, algo que, só por si, merece a curiosidade de uma escuta ao disco, mas para os menos tolerantes e que apenas procuram as guitarras, o melhor é apenas ficarem por temas como “Genau” – primeiro single - “Shake the Cage” ou “Respekt” em que se escutam os riffs mais metálicos, e que fizeram o grupo ganhar popularidade deste lado da música, pois a segunda metade do disco aproxima-se em demasia das pistas de dança. No fundo é esta mistura que resume bem uma carreira longa de um (agora) quinteto, que sempre foi desalinhado de estilos e preferiu criar o seu.

Apesar de tudo, este novo trabalho resulta algo fraco, perdendo muita da agressividade punk que se viu, por exemplo, em “WWIII”, de 2003 e talvez o mais popular entre fãs de Metal. As guitarras permanecem em alguns temas mas a energia perde-se a meio do trabalho e o lado artístico vence, resultando num trabalho polido e mais audível para o público mainstream, algo que não se deseja num grupo como KMFDM.

Nota: 6/10

Review por Emanuel Ferreira