About Me

Project Terror - "Conquistador" Review


Mais uma banda norte-americana de heavy metal, mais um lançamento da Pure Steel Records, mais uma capa horrível. A capa do álbum de estreia dos Project Terror é o exemplo típico de quem tenta enfiar todo um conceito numa imagem, resultando em algo para lá de forçado. Questões de estética à parte, o que interessa é mesmo o som desta banda, que fundada por Ronnie Stixx, ex-vocalista dos Vicious Rumors. Já falámos aqui algumas vezes do típico som de heavy/power metal americano e os Project Terror encaixa-se perfeitamente no estereotipo.

Dito isto, surge a questão mais importante: será que há algo em “Conquistador” que se distinga das restantes propostas? E mais importante que isso, será que há algo neste trabalho que tenha a capacidade de superar o teste do tempo? A resposta é não. A ambas as questões. Obedecendo fielmente a todas as regras que uma banda de heavy metal norte-americana tem de cumprir, só restava aos Project Terror apresentar uma série de músicas que apesar de poderem não surpreender nem ser originais, teriam de ser marcantes e isso infelizmente não acontece.

De qualquer forma, os menos exigentes fãs das sonoridades mais tradicionais poderão encontrar aqui muitos pontos de interesse, principalmente no que diz respeito ao trabalho das guitarras – ouvir solos como o da “Day Of The Jackal” e “Take To The Sky” – mas não se vai muito além disto. Sendo o primeiro trabalho da banda, dá-se o desconto e o benefício da dúvida, mas tendo em conta que esta estreia dá-se cinco anos após o lançamento de uma demo que contem alguns dos temas que surgem aqui… se calhar não haverá muita margem de progressão para além do que está apresentado aqui. Vamos aguardar.


Nota: 6/10


Review por Fernando Ferreira