About Me

11Paranoias - "Stealing Fire From Heaven" Review



A banda que conta com membros de Ramesses e Satan’s Wrath, chega com este “Stealing Fire From Heaven” ao segundo álbum, depois da  estreia em Março passado e de um bem sucedido EP lançado em 2013. O jogo é doom metal, mas não se pode dizer que seja tradicional, nem se pode dizer que seja primo do sludge, embora tenham muitos elementos de ambas as vertentes. Até existe um certo psicadelismo viajante, mas reduzir este trabalho a qualquer um destes estereótipos será tornar redundante algo que é tudo menos redundante.

Começando bem com “The Great Somnabulist“, com uma grande vibe ritualista e psicadélica, como se fosse uma versão obscura da “Set The Controls To The Heart Of The Sun” dos Pink Floyd. Em “Paranoiditude (Beyond The Grave)” temos doom metal arrastado que nos embala durante quase dez minutos, enquanto a “Surrealise” junta os dois mundos, mergulhando o ouvinte num estado profundo de hipnotismo do qual, além de ser difícil de se sair, não se tem muita vontade de tal. Os teclados têm um papel preponderante neste efeito.

Há um grande feeling de jam que circula ao longo da duração deste trabalho, que faz com que o mesmo seja muito mais orgânico do que o que se esperaria. Além de que a sua fluidez também é um dos seus pontos impressionantes, mesmo considerando que se tratam de sete músicas de doom experimental cuja duração individual está acima dos seis minutos. Há aqui um enorme sentido vintage que transcende o estilo e que nos traz tanto de Hawkwind como de Electric Wizard e esta mistura que se revela vencedora e que coloca os 11Paranoias como uma das bandas a acompanhar no futuro. Grande álbum.


Nota: 8.8/10

Review por Fernando Ferreira