About Me

1349 - "Massive Cauldron Of Chaos" Review



A produtividade até pode não ser o forte dos noruegueses 1349, mas este “Massive Cauldron Of Chaos”, que é o sexto álbum, até compensa os quatro anos de ausência desde o anterior “Demonoir”.  Seguindo a mesma veia mais ortodoxa desse disco, aqui temos oito descargas de black metal impiedoso onde o destaque vai mesmo para os riffs que são bastante catchy. No entanto, o trabalho de guitarra não se limita a tremolo picking até à exaustão até porque existem aqui umas cavalgadas thrash dignas de respeito e ocasionalmente fugazes solos que dão um colorido ainda mais abrangente a uma palete que se mantém negra.

As duas primeiras músicas capturam obrigatoriamente a atenção daqueles que gostam do seu black metal cru, agressivo e com melodias macabras e marcam o tom para o resto do trabalho, sendo o uptempo a principal requisição de todas as faixas, não dispensando a dinâmica ocasional aqui e ali de forma a tornar as coisas mais interessantes – se pegarmos numa faixa como “Postmortem”, temos um desses momentos em que há um certo groove a roçar o rip off de um pedaço da “Hell Awaits” dos Slayer, fazendo com que pensemos de que o título da música em si vai além da simples coincidência.

Essas dinâmicas servem para manterem as músicas vivas, mas quando todas usam praticamente a mesma fórmula, não há como evitar um certo cansaço que se instala ao ouvir este álbum de rajada. É neste ponto que a inteligência faz toda a diferença e o álbum acaba no momento em que tem de acabar, evitando chegar a um ponto de saturação indesejável. Assim sendo, acaba por ficar para a posteridade um álbum de black metal intenso, imaculado no departamento instrumental e com capacidade para atingir todos os pontos a que um álbum do estilo deve atingir. E chega.


Nota: 7.4/10

Review por Fernando Ferreira