About Me

Helldorados - "Lessons In Decay" Review


O riff boa onda de “Seven Deadly Sins” quase nos engana, dando a ideia de que temos aqui uns AC-DC arraçados de heavy metal (algo próximo daquilo que os W.A.S.P. fizeram no álbum “Helldorado”, curiosamente), mas conforme a voz de Pierre se faz ouvir, o quadro é pintado com uma tonalidade totalmente diferente. Apesar de estilisticamente podermos associar os Helldorados com aquele som de L.A. mais glam e sleazy, a imagem mais forte que surge é um pouco como aquelas bandas nacionais que nos anos noventa misturavam rock com punk. É uma imagem engraçada e curiosa mas que não serve a que este “Lessons In Decay” tenha um impacto duradouro.

Podendo ser apenas uma impressão presente na primeira música, anseia-se pelas próximas para ver se tal continua a passar e a resposta é assim. Não fossem alguns riffs aqui (“The Devil Takes The Hindmost”, bem AC-DC), uns solos ali (na “By The Progress”, o videoclip de avanço), e principalmente o sotaque de Pierre, e poderíamos jurar que se tratava de uma banda portuguesa que lançou um álbum perdido na década de noventa. Para que não existam confusões, o problema não é soarem a uma banda portuguesa, o problema é soarem genéricas como aquilo que uma série de bandas nacionais que não chegaram a lado nenhum. A diferença é que este é já o segundo álbum da banda, que por acaso, nem é muito diferente do primeiro.

Ter uma editora como a Massacre por trás é algo que muitas bandas desejariam, mas a impressão que fica com “Lessons In Decay” é de que esta mistura de hard rock com um espírito punk rock melódico (principalmente a nível das linhas vocais) envelhece rapidamente. Tão rápido que nem deixa o álbum chegar ao final. Como curiosidade temos faixas intituladas “Wake Up Dead” e “To Live Is To Die”, que desiludem por não serem covers dos Megadeth e Metallica, respectivamente. Quando este é um dos maiores destaques de um álbum… dá para ter uma boa ideia do resto.


Nota: 4/10

Review por Fernando Ferreira