About Me

In Sanity - "Gates Of Insanity" Review


Álbum de estreia desta banda alemã que parece que chegou alguns anos atrasada e é sempre aborrecido quando isso acontece. Analisa-se de forma imparcial e o mais desapaixonada possível mas a conclusão que se chega é que o trabalho teria tudo para triunfar se fosse feito anos atrás. No entanto, isso não quer dizer agora não tenha valor. A sua qualidade é inequívoca. Death metal melódico como seria de esperar de uns In Flames vitaminados é o que nos surge logo com o tema título que inicia o álbum (sem contar com a desnecessária intro da praxe, "Open The Gates").

A forma como Erik Sollmann canta faz lembrar em muito Anders Fridén, sem contar a já mencionada aproximação instrumental, o que se pode ser um contra no departamento da originalidade e identidade, por outro lado pode captar alguns fãs dissedentes e desiludidos com o rumo que a banda sueca tem tido nos últimos anos. E se a originalidade e identidade são questões que a nível criativo podem julgar e condenar uma banda, aqui, essa questão acaba por se tornar secundária ou, pelo menos, quase, o que levanta um problema interessante, o que é mais importante? Qualidade ou originalidade?

Este álbum passa num repente e é impossível destacar uma faixa porque são todas realmente boas, mesmo quando parece que caminham os mesmos "caminhos da perdição" que In Flames caminhou, com os pormenores electrónicos de "Outburst In Ashes" que a tornam ainda mais deliciosas. Infelizmente não se tem aqui aqueles primeiros tempos da banda sueca, em que misturavam aquele feeling progressivo, folk e melódico muito próprio da música sueca - mal por mal, poderia ser uma cópia em grande.

Resumindo, este trabalho poderá ser criticado por não mostrar uma identidade de uma banda e por fazer com que os In Sanity pareçam-se perigosamente como uma simples copy cat, no entanto, a qualidade das músicas é tão gritante que isso terá de ser reconhecido. De futuro, espera-se mais identidade própria, mas ficamos com a sensação de que se apresentarem algo parecido (principalmente a nível de qualidade) se vão safar na mesma, como aquelas meninas bonitas que mostram sempre o sorriso e o decote ao polícia para se safarem à multa. Por vezes resulta...


Nota: 7.9/10


Review por Fernando Ferreira